quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PET Conexões e ICE-MA estabelecem parceria para desenvolver ações no Programa Voluntariar Cidadão




Mobilizar energias para democratizar o acesso à educação de qualidade. Pensando nisso, o PET Conexões Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades - UFMA uniu forças com o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) para fortalecimento do Programa Voluntariar Cidadão. Com trajetória de lutas em comum, desde setembro os grupos têm se reunido para construção do plano de trabalho, na sede do ICE-MA, localizada no bairro São Francisco e também na sede do PET Conexões (UFMA).

O programa Voluntariar Cidadão é uma iniciativa do ICE-MA, uma instituição que se caracteriza como uma organização não-governamental sem fins lucrativos com atuação na área de Responsabilidade Social Empresarial, que conta com a contribuição de voluntários para desenvolver atividades com crianças e adolescentes do bairro Coroadinho em São Luís - MA, que participam do Coral Canto Curumim. "O principal objetivo do projeto é contribuir para uma educação integral que visa garantir a formação de crianças e adolescentes", explicou o gestor do ICE - MA, Daniel Madorra.

Na primeira reunião, os conexistas apresentaram algumas experiências desenvolvidas em salas de aula além de conhecer diversos aspectos do Coral Canto Curumim como o objetivo, metodologia e seus principais desafios. "Há uma confluência de objetivos muito interessantes. A presença do PET Conexões é significativa, pois abre as portas da universidade para sua função essencial que é compartilhar o conhecimento e assim garantir a troca de saberes", destacou Meire Rabelo, Analista de Projetos do ICE-MA e Técnica de Referência do Coral Canto Curumim.






A parceria realizada entre os grupos se concretizou de forma prática. Após a roda de conversa para trocar informações sobre os projetos foi estabelecido uma visita de campo para conhecer os participantes do Coral Canto Curumim e a estrutura do local que acontece as atividades. "É interessante possibilitar o primeiro contato com os participantes do projeto, pois a partir disso podemos não só pensar como desenvolver atividades com o grupo, e quais serão elas, mas principalmente ir tecendo a rede de aprendizagem", disse Cristina Bunn, Tutora do PET Conexões Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades.






Na primeira visita os conexistas acompanharam o ensaio das crianças. O encontro com o grupo foi marcado por dinâmicas de apresentação, músicas e aplausos. Vale destacar que além do envolvimento com a musicalidade por meio de aulas de flauta doce, violão, percussão e teclado, as crianças participam diariamente de atividades que envolvem o reforço pedagógico em português e matemática. "Na verdade a música funciona como um atrativo para as crianças, nosso objetivo é contribuir também para o bom desempenho escolar", destacou Rosa Santos, Regente do Coral.





















  

Nenhum comentário:

Postar um comentário