segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Conexistas participam do XX ENAPET em Belém - PA

Os bolsistas do PET Conexões Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades participaram do XX Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET), que aconteceu no período de 27 a 31 de julho. O evento apresentou como temática principal "Educação Tutorial - Ser ou não ser, eis a questão!", realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém - PA.


Imagem: Internet

O XX ENAPET - "Educação Tutorial - Ser ou não ser, eis a questão!", buscou aprofundar as discussões pautadas na manutenção e no desenvolvimento do programa por meio de mesa redonda, reunião de tutores/acadêmicos, grupos de discussão, apresentação de trabalhos, encontro por áreas e assembleia geral. "O ENAPET é fundamental para que conexistas, petianos e tutores dialoguem sobre a produção acadêmica, a contribuição do programa para o desenvolvimento social e os desafios de cada grupo para ampliar a qualificação e as oportunidades no mercado de trabalho", destacou a conexista Meyriele Cantanhede.  

Como todo evento de caráter nacional, o ENAPET busca a integração dos grupos PET de todo país com o objetivo de promover o debate sobre a realidade do programa e apresentação de ações embasadas na tríade - ensino, pesquisa e extensão.

A realidade de cada PET pôde ser compartilhada nos grupos de discussões (GD's), caracterizados como espaços que permitem o diálogo entre os participantes do evento. Os GD's foram divididos em dez temáticas que tratavam de assuntos como Revisão Estatuárias; Educação Tutorial; Gestão financeira da verba de custeio; Critérios para seleção de novos tutores, dentre outros. "A oportunidade de opinar e expor vivências nos GD's facilita o diálogo entre os grupos PET, por se tratar de um ambiente que possibilita a sugestão de novas propostas visando o desenvolvimento do programa assim como a troca de estratégias traçadas para vencer algumas dificuldades", disse a conexista Karine Cristina.


                                                     
          Imagem: Internet
                                                                   
                                                                                                                                                                                                                                                               Imagem: Internet

Com relação a apresentação de trabalho, o PET Conexões Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades compartilhou a contribuição do projeto "Conhecendo a Universidade", uma ação que  apresenta os cursos da UFMA para alunos do ensino médio de escolas públicas de São Luís. O último dia do evento foi marcado pela assembleia geral, com apresentação das propostas apresentadas nos diferentes GD's. 
         

                                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário