Conexistas iniciam a 1ª etapa do projeto Conhecendo a Universidade
Pensando em promover a interação entre o estudante de escola pública e o ambiente universitário, os bolsistas do PET Conexões Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades iniciaram o desenvolvimento do projeto "Conhecendo a Universidade: Artivistas em Conexão", no CEM Fernando Perdigão, localizado no bairro Monte Castelo e na Unidade Integrada O Estado do Pará, localizada no bairro Liberdade. A primeira etapa da ação aconteceu de 25 a 29 de maio.
O início das atividades nas escolas foi marcado pela apresentação da proposta da oficina, seguida da exibição do vídeo institucional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que teve como objetivo apresentar a instituição com o intuito de proporcionar o diálogo com os alunos sobre o ambiente acadêmico. "Pretendemos
com essa oficina oferecer aos alunos a oportunidade de obterem um conhecimento prévio acerca
dos cursos que a UFMA oferece semestralmente e dessa forma auxiliá-los no processo
de escolha", explicou o conexista Eraldo Costa.
Por meio de uma roda de diálogo os conexistas compartilharam algumas experiências acadêmicas, os principais desafios e divulgaram também a existência de alguns projetos que garantem a permanência dos graduandos de origem popular na universidade. "É importante relatar um pouco da nossa trajetória, da nossa origem pois estamos aqui como universitários oriundos da educação pública, e, as nossas vivências podem incentivá-los a pensar o ingresso no ensino superior como algo possível", relatou a conexista Shara Andrade.
O segundo momento da oficina foi marcado pela aplicação de um questionário que objetiva descobrir em quais cursos os estudantes pretendem ingressar. Ao final do projeto, o mesmo questionário será novamente aplicado e servirá para avaliação comparativa das respostas.
De acordo com o critério metodológico adotado para execução do projeto, na continuidade desse trabalho os alunos do ensino médio terão acesso a informações sobre todos os cursos oferecidos nos oito campi da UFMA através de exposições, sempre que possível, por graduandos do curso selecionado. Ao final das atividades, acontecerá uma visita dos estudantes à UFMA, campus do Bacanga.
Na
apresentação dos cursos serão disponibilizadas informações sobre área de atuação, duração, competências, turno, número de vagas além de possibilitar aos jovens a discussão sobre educação pública, acesso ao ensino superior e Ações Afirmativas. "É imprescindível que os jovens sejam instigados a refletir sobre qual lugar
lhes está reservado e qual lugar eles desejam ocupar neste processo", enfatizou Maria Cristina Bunn, Tutora do PET Conexões.
Vale destacar que o PET Conexões é vinculado ao MEC/SESu e conta com o apoio institucional da UFMA através das Pro - Reitorias de Ensino e Extensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário