segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Conexistas realizam oficina em comunidade quilombola




As cantigas de roda como ferramenta de ensino-aprendizagem. Essa foi a proposta apresentada na oficina “Samba Lelê”, que aconteceu no dia 17 de agosto, na Escola Municipal Santa Teresa, localizada na comunidade quilombola Manival-Alcântara.

A oficina “Samba Lelê” foi elaborada pelo PET Conexões Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades – UFMA, sob a orientação da Tutora Profa. Dra. Maria Cristina Bunn, apresentou como objetivo principal mostrar a significativa contribuição das cantigas de roda para a formação pedagógica no desenvolvimento infantil e para o processo de ensino-aprendizagem na alfabetização. “Esse tipo de atividade dinamiza as aulas, tornando-as mais agradáveis e possibilitam aos alunos que se expressem e transformem-se em personagens das histórias nelas identificadas, com alegria e prazer”, destacou a professora do 1º ano Antônia Raimunda Sá.




As atividades foram iniciadas com apresentação do PET Conexões, seguida de uma dinâmica de grupo que buscou promover a integração das crianças. Dando continuidade, os conexistas selecionaram a brincadeira denominada “Coelho na Toca”, que levantou os conhecimentos prévios dos alunos sobre as cantigas de rodas.



Como forma de incentivar a leitura e aprendizagem, foram produzidos dois murais representativos, um com a letra da cantiga de roda “A canoa virou” e outro em branco onde foram afixados origamis (barcos e peixes) produzidos pelos próprios alunos. “Não há dúvida de que a música é um instrumento de representação da nossa cultura. Elas podem ser vistas como meios de transmissão e conservação de determinados elementos culturais de um país ou região”, enfatizou a conexista Elizania Cantanhede.

De forma bastante descontraída, os alunos puderam exercitar a memorização, leitura, escrita, trabalho em equipe e a criatividade. “Gostei muito de participar das brincadeiras, me diverti muito”, disse Daynara Araújo, 4 anos.

Essa atividade faz parte do projeto "Artivistas nas Comunidades", criado pelos participantes do PET Conexões, com base na proposta de utilização da arte para promover a troca de conhecimentos com a comunidade em geral sobre assuntos referentes aos Direitos Humanos, Protagonismo Juvenil, Cultura, Meio Ambiente, Saúde e Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário