sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Conexistas apresentam propostas de ações para o projeto "Artivistas nas Comunidades"




Democratizar o acesso ao conhecimento por meio da arte. Baseados nessa ideia, participantes do PET Conexões apresentaram propostas de ações para serem desenvolvidas no projeto "Artivistas nas Comunidades". A reunião aconteceu na última segunda-feira, 05 de agosto, na sala do projeto.

O “Artivistas nas Comunidades” foi criado pelos participantes do PET Conexões - Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades, sendo que o nome do projeto foi escolhido com base na proposta de utilização da arte para promover a troca de conhecimentos com a comunidade em geral sobre assuntos referentes aos Direitos Humanos, Protagonismo Juvenil, Cultura, Meio Ambiente, Saúde e Educação.

O projeto tem como objetivo proporcionar a troca e difusão do conhecimento através de intervenções educativas nas ruas, praças, escolas e universidades - realizando exibição de filmes, debates, mostras artísticas, instalações, performances, músicas, oficinas, saraus, teatro, dança, exposição de fotos, telas, vídeos, entre outros, sendo assim, o intuito do projeto é promover ações criativas que contribuam para a ampliação de um olhar crítico da sociedade. "A ideia é democratizar o acesso à educação por meio de ações que possibilitem o diálogo entre a universidade, escolas e comunidades populares", explicou a conexista Jeyci Sá".



Com base nos assuntos estudados nos diferentes cursos, cada bolsista ficou responsável de apresentar uma proposta de ação e organizar um grupo de estudos para aprofundar o conhecimento. Inicialmente, as propostas de atividades estão presentes assuntos como História dos Direitos Humanos, Redução da Maioridade Penal, Oficina de Incentivo à Leitura e Perigos da Automedicação.

Vale destacar que além da área Itaqui-Bacanga, o projeto será ampliado para outros bairros da cidade, sendo que, cada bolsista selecionará uma escola do bairro em que mora para realização das ações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário