terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Participantes do I Seminário PET Conexões aprendem a reciclar sacos de cimento




Uma atitude sustentável que pode até mesmo ser transformada em fonte de renda. Pensando em questões como essas, foi oferecida a oficina "Haja Saco!", ministrada pela professora, artista plástica e ambientalista Graça Soares. Essa atividade fez parte do "Happenning do I Seminário PET Conexões - Confluências" que aconteceu nesta terça-feira (26), no prédio de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  

Durante a oficina, os participantes do evento aprenderam a confeccionar sacolas de saco de cimento, que apesar de ser um material muito resistente perde sua importância a partir do momento que o cimento é utilizado, geralmente, sua embalagem é descartada no lixo. Nesse contexto, a reutilização desses sacos surge como alternativa para proteger o ambiente e até mesmo gerar renda, visto que muitos indivíduos encontram na reciclagem uma forma de sustentar suas famílias,  além disso, o aproveitamento desse material ganha também um sentido ecológico. "O objetivo principal da oficina é construir coletivamente idéias para a confecção de produtos artísticos,  utilitários e decorativos a partir da proposta de reciclagem", disse a professora, Graça Soares.





As políticas públicas ambientais têm o intuito de amenizar e prevenir os danos que a civilização tem causado a natureza e como forma de fortalecer iniciativas como essas, surge  a oficina "Haja Saco!" que apresenta como objetivo essencial, conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem e seus benefícios sociais, econômicos e ambientais."Esta oficina é importante para educação ambiental. A arte suscitar reflexões sobre as políticas públicas ambientais" comentou a arte-educadora Fabiane Rêgo, disse umas das participantes.


Relatório de Informações: Adriana Rêgo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário