quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

I Seminário PET Conexões discute a importância do Ensino, Pesquisa e Extensão




Fortalecer a conexão de saberes em prol do ensino, pesquisa e extensão nas universidades. Essa foi a discussão levantada na solenidade de abertura do “I Seminário PET Conexões – Confluências”, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Ciências Humanas (CCH), na UFMA.

O evento teve início com a Mesa Temática - "Encontro de Saberes: Ensino, pesquisa e extensão" e foi composta  para a solenidade de abertura do seminário pelo Prof. Dr. Francisco Gonçalves (Secretário de Cultura), Luiza Oliveira (Secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania), Daniel Madorra (Coordenador do Movimento Nossa São Luís), Silvia Diniz (PET Conexões), Ana Carolina Braz (PET Computação), Rafael Brandão (representante da Tutora Gisele Garcia - PET Biologia), Prof. Dr. Alexandre Tenório (Tutor - UFRPE), Profa. Maria Rosa (Pró- reitora de Extensão e Representante do Reitor/UFMA), a mesa foi coordenada pela Profa. Dra. Maria Cristina Bunn - Tutora PET Conexões.

"O objetivo central dessa mesa é articular com o poder público uma forma de fortalecer as ações desenvolvidas nos eixos de direitos humanos, educação, sustentabilidade e cultura", destacou Cristina Bunn.

Durante a conversa, os convidados ressaltaram a importância da tríade que estabelece o eixo do PET Conexões: ensino, pesquisa e extensão para a vida acadêmica e, consequentemente, para a universidade, tanto no que diz respeito ao estudante e sua formação profissional como pessoal. " Objetivo do evento é reunir os diferentes Programas de Educação Tutorial da universidade e assim discutir com o poder público para ampliar nosso campo de ações", disse a Conexista Ingrid Amorim.

A necessidade de aproximar a universidade de comunidades populares foi destacado na fala do Prof. Dr. Alexandre Tenório, "A extensão é o espaço de humanização que a universidade dispõe para ampliar seus horizontes e deve funcionar como o espaço de democratização do conhecimento", destacou. 

No primeiro dia do seminário, os participantes do evento puderam conhecer ações desenvolvidas  pelo PET Conexões nas comunidades, como as oficinas de Educação Étnico-Racial, Cine Conexões, Eco-brinquedos, Leituração entre outras. "É importante enfatizar que as ações desenvolvidas nas comunidades populares não acontecem em vão. Além de beneficiar os moradores, nós utilizamos essas atividades para a produção de artigos, materiais de pesquisa e publicações em diversos eventos acadêmicos", destacou a Conexista Silvia Diniz. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário