PET Conexões realiza festa para crianças em comunidade quilombola
Para comemorar o dia das crianças e democratizar o acesso ao lazer, o PET Conexões - Pesquisa e Extensão em Comunidades Populares realizou uma grande festa na comunidade quilombola Nossa Senhora dos Pretos, localizada em Itapecuru-Mirim. O evento aconteceu no último sábado (12), das 8h às 18h.
As atividades foram iniciadas com uma gincana que apresentou como objetivo principal contribuir para o resgate de brincadeiras tradicionais capazes de estimular o trabalho em grupo e a socialização das crianças, utilizando materiais como bambolê, bolas, petecas, balões, cones, baldes, entre outros. "Tivemos o cuidado de selecionar brincadeiras que além de proporcionar diversão das crianças também estimulassem habilidades diversas, como a concentração, força, equilíbrio e raciocínio rápido", disse a conexista Adriana Rêgo.
Os participantes da atividade realizaram doações de brinquedos, roupas e sapatos que foram distribuídos para moradores da comunidade. Vale destacar que essa iniciativa contou com a participação do PET Conexões - Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades e do projeto Mandingueiros do Amanhã. "Mesmo quem não esteve presente no dia da ação pode demonstrar solidariedade, participar de atividades como esta reafirma o quanto é importante ajudar as pessoas", enfatizou a conexista Elizânia Cantanhede.
A capoeira de angola do grupo Mandingueiros do Amanhã fez parte da programação cultural, embalados pelo som do berimbau, pandeiro, agogo, réco-réco e atabaque, a criançada, pais e responsáveis não ficaram parados e levantaram a poeira do chão. "Há dois anos participo do grupo e sempre tive muita paixão em trabalhar com projetos sociais, sou fruto desse tipo de ação", destacou Gleybeson Amorim, 25 anos.
O sorriso estampado no rosto das crianças ganhou um brilho especial no momento mais esperado da festa: a distribuição dos brinquedos. Organizados em fila, a criançada aguardou ansiosamente a entrega dos brinquedos."O meu dia das crianças foi maravilhoso, pois me diverti muito e ainda ganhei uma boneca linda", disse Adrielly Souza, 6 anos.
O evento contou com a participação de aproximadamente cem crianças da comunidade Nossa Senhora dos Pretos, incluindo algumas de Santa Maria, Santa Joana e Morro.
EDIÇÃO: CRISTINA BUNN
EDIÇÃO: CRISTINA BUNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário