domingo, 25 de novembro de 2012



Arte, música e muita criatividade na abertura do I Colóquio Internacional de Cultura de Paz

 

Foto: Jeyci Sá

A paz é essencial para toda e qualquer sociedade. Baseados nesse princípio, o PET Conexões e o Comunicapaz se uniram para organizar o I Colóquio Internacional de Cultura de Paz, que iniciou no último sábado (24), às 8h, no Núcleo de Extensão da Vila Embratel – NEVE. O objetivo do evento é consolidar um convênio de cooperação internacional entre a École de La Paix com a UFMA e a UEMA.

A abertura do colóquio contou com a presença dos representantes da UFMA e UEMA, comitiva francesa École de La Paix e também de moradores da comunidade. Na ocasião, integrantes de projetos de extensão desenvolvidos no bairro da Vila Embratel, como PET Conexões, o Comunicapaz e a TV Vila Embratel fizeram uma breve apresentação explicando o que é cada projeto, o objetivo e seu significado na comunidade.

“É importante que a universidade sempre realize projetos dentro das comunidades populares, pois essa atitude funciona como um incentivo para que os jovens de comunidades carentes acreditem no potencial que cada um possui e que nada é impossível quando se tem força de vontade”, destacou a integrante do Comunicapaz, Daniela Mirian, 19 anos.

No centro do anfiteatro, participantes dos projetos apresentaram para o público presente muito talento e criatividade. Os jovens do projeto Comunicapaz mostraram que a música, dança e teatro também podem ser usadas para incentivar a paz. “Todo trabalho realizado na comunidade é um grande desafio. Percebemos que a arte ajuda o jovem a adquirir mais segurança, fortalecer o ego e, acima de tudo, estar bem consigo mesmo”, disse o professor de dança-afro, Álvaro Santos.

Seguindo a programação, integrantes do PET Conexões apresentaram a perfomance “O grito da Mãe Natureza”, organizada pela artista plástica, Graça Soares.  Durante a apresentação, os conexistas fizeram música com o auxílio de alguns instrumentos utilizados nas manifestações populares, como a caixa, matraca, chocalho, maracá, além de outros materiais que foram fruto da improvisação, como de cuias de coco, pedaços de pau e apitos que imitavam o canto de alguns pássaros.

A abertura do evento contou ainda, com a exposição de livros, fotos e banners apresentados  em eventos acadêmicos, além da exibição de um documentário sobre o Comunicapaz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário