quinta-feira, 15 de novembro de 2012



PET Conexões e Comunicapaz fazem parceria para realização do I Colóquio Internacional de Cultura de Paz 

 

O evento terá a participação de membros École de La Paix, Grenoble – França e irá propiciar importantes discussões ligadas a Cultura de Paz

 

Foto: Kenny Oliveira
  



Um intercâmbio de conhecimento entre franceses e brasileiros em torno da cultura da paz. Essa é a proposta apresentada pelo I Colóquio Internacional de Cultura de Paz que acontece de 24 a 28 de novembro. O evento é uma parceria entre o Comunicapaz, Pet Conexões e a École de La Paix, que será realizado no Auditório da Escola de Arquitetura da UEMA, localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico.

A visita da comitiva francesa a São Luís tem como objetivo consolidar um convênio de cooperação internacional entre a École de La Paix com a UFMA e a UEMA. A proposta prevê também a criação de um Núcleo da École em São Luís e a fundação de uma unidade de pesquisa internacional com a Universidade Pierre Mendès – Grenoble. 

O convênio é resultado de negociações iniciadas em 2009 com o projeto de pesquisa “Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel”, conhecido como Comunicapaz  que desenvolve ações de promoção dos valores da cultura de paz e do protagonismo juvenil, por meio de oficinas audiovisuais e artísticas, no bairro da Vila Embratel. A École de La Paix que é vinculada a UNESCO realiza uma atividade semelhante ao Comunicapaz, promovendo a cultura de paz e convivência, desenvolvendo material educativo, pesquisa extensão e formação em Grenoble – França, com a experiência de atuação na temática desde 1998.


Na programação do evento, o PET Conexões irá apresentar relatos de experiências sobre as ações desenvolvidas na comunidade da Vila Embratel, como oficinas, intervenções artísticas, entre outros projetos.

Faz parte também da programação, uma visita da comitiva ao bairro da Vila Embratel, para conhecerem as ações realizadas pelo Comunicapaz. Na oportunidade, a comitiva assistirá a uma vasta programação com a apresentação de espetáculos de dança afro e teatro do oprimido, apresentados pelos jovens assistidos pelo projeto, além da exibição de um documentário sobre o Comunicapaz. 

PET Conexões

O programa Conexões de Saberes/Escola Aberta foi criado em dezembro de 2004 pelo Ministério da Educação. A partir de janeiro de 2011, passou a funcionar na modalidade de Programa de Educação Tutorial – PET Conexões de Saberes.

O objetivo do projeto é dar suporte à permanência de alunos de origens populares na Universidade e o desenvolvimento de trabalhos na área social de suas comunidades ou outras similares.


Os bolsistas são capacitados em oficinas nas áreas de pesquisa e políticas públicas para que estejam aptos a fazer o mapeamento social das comunidades onde as ações serão efetuadas. Todas essas ações privilegiam a troca de saberes entre a universidade e as comunidades populares.


Projeto Comunicapaz

O projeto de pesquisa “Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel” - Comunicapaz é um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Rolim Salles, do Departamento de Comunicação Social da UFMA.


O Comunicapaz atua com o objetivo de atender jovens, de 14 a 24 anos, que moram no bairro da Vila Embratel, localizado na área Itaqui-Bacanga, trabalhando as diferentes formas de comunicação: vídeo, rádio, jornal, fotografia e web. Por meio das oficinas de capacitação, é oportunizado aos jovens o conhecimento sobre os valores da cultura de paz, para que eles possam disseminar esses valores na comunidade onde vivem.

École de La Paix – Grenoble

Oficialmente criada em 1998, com o apoio da cidade de Grenoble, França e várias organizações fundadoras (Fundação Charles Léopold Mayer para o Progresso da Humanidade, Comitê Católico contra a Fome e para o Desenvolvimento, a Liga de Educação e Doutores do Mundo), a École de La Paix age por meio de atividades educacionais em áreas prioritárias, em escolas da cidade de Grenoble, em parceria com as instituições. Também atua por meio de pesquisa e documentação para melhor, prevenir ou mediar conflitos.

Texto//Divulgação - Comunicapaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário