terça-feira, 8 de março de 2016

Conexistas atuam como voluntários no Projeto Rondon


Imagem: Internet

Ir além dos muros da universidade. Baseados nessa proposta, o PET Conexões Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades, aceitou o desafio de desenvolver ações educativas como voluntários do Projeto Rondon "Operação Bacuri". A ação foi realizada em cinco municípios maranhenses, no período de 16 a 30 de janeiro.

O Projeto Rondon apresenta como objetivo principal promover a integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários para executar ações que contribuam na luta contra a violação dos direitos humanos. "É importante fortalecer parceria com projetos que destacam como estratégia fundamental a formação do universitário como cidadão, particularmente em ação desenvolvida em parceria com territórios Quilombolas permitindo resgatar a experiência e trajetória dos bolsistas do Programa Conexões com os saberes tradicionais", enfatizou a Profa. Maria Cristina Bunn, Tutora do PET Conexões Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades.

Após a elaboração do plano de trabalho, o grupo de professores e acadêmicos viajou para Governador Newton Bello, uma das regiões prioritárias para a execução do projeto devido aos altos índices de pobreza e exclusão social. No total, o Rondon contemplou cinco municípios maranhenses, dentre eles, Bacuri, Conceição do Lago Açu, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário e Serrano do Maranhão. 




Durante a execução do Projeto Rondon, os voluntários da UFMA ministraram palestras e oficinas sobre temas relacionados à Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Vale destacar que os conexistas atuaram como monitores de oficinas voltadas para o eixo Educação e Direitos Humanos, com atividades relacionadas às seguintes temáticas "Contra Intolerância, a favor da Diversidade Religiosa", em que expuseram as diversas religiões existentes, desfazendo mitos para combater o preconceito.

A oficina "Combatendo a Violência", teve a atenção voltada ao público considerado mais vulnerável (crianças, adolescentes, mulheres e idosos), de forma que expuseram os estatutos previstos, a Lei Maria da Penha além de mobilizar os participantes para combate a todo  e qualquer tipo de violência. Já a oficina denominada "EnsinÁfrica", apresentou informações sobre a Lei 10.639/03, que obriga o ensino da História e Cultura Afrobrasileira destacando a sua importância e principais desafios. 

O Projeto Rondon contou com a participação da sociedade civil, profissionais da rede pública, agentes de saúde, funcionários da prefeitura e lideranças locais, que foram capacitados com o objetivo de se tornarem multiplicadores do conhecimento. 

VIVEncia


É sempre bom ir além da academia. O Rondon é uma sala de aula de milhões de metros quadrados e, por isso, tem uma colaboração enorme na formação profissional e pessoal. Levamos conhecimento, mas também trouxemos. Conhecemos um maranhão além dos livros e pudemos com êxito, promover a Conexão de Saberes. 

Conexista Shara Andrade



Relatório produzido por SHARA ANDRADE
Revisão: CRISTINA BUNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário